VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 18
  
Azulejaria
  
     No dicionário, a palavra azulejo, derivada do hispânico az-zulaij, é definida como um ladrilho vidrado, com desenhos de uma ou mais cores, usado para revestir ou guarnecer paredes.

     Essa definição não é suficiente para exprimir uma das artes mais antigas da humanidade. Uma expressão artística que já era representada em mosaicos durante o Império Romano, muitos anos antes de Cristo, e em exemplares de painéis e retratos revestidos a ouro, provenientes de países islâmicos, outros precursores desta delicada atividade.

     Na Europa, a tradição centenária da pintura em azulejo chegou a Portugal no século 12. Expandiu-se pela Península Ibérica, vindo posteriormente para a América, durante a época da colonização.

      No Brasil, um dos exemplares mais valiosos da arte em azulejaria encontra-se no centro da cidade de São Paulo, e faz parte do monumento do Largo da Memória. O obelisco paulistano mais antigo, construído em 1814, tem azulejos instalados em toda sua volta. As peças, decoradas com o brasão do município, são consideradas pelo Patrimônio Histórico uma das mais importantes do País.

     A partir de 1940, a produção nacional de azulejos atingiu sua mais significativa forma de expressão, com os painéis produzidos por artistas como Cândido Portinari, Burle Max, Anísio Medeiros, Alfredo Volpi, Poty e Djanira. A maioria destes artistas teve suas obras restauradas pelo Atelier Sarasá.

     Entre as décadas de 60 e 70, houve uma integração entre a azulejaria e a arquitetura, quando a produção cerâmica atingiu escala industrial. Nos anos 80, o Atelier Sarasá foi o responsável pela recuperação destes valiosos azulejos, desgastados pelo tempo e pela poluição.

     Atualmente, a produção de azulejos artísticos deixou de ser feita em larga escala, sendo encontrada em pequenos ateliês de cerâmica. Neste contexto, o Atelier Sarasá se mantém fiel à tradição da produção de azulejaria artística brasileira.



© 2001 - ATELIER SARASÁ - Todos os direitos reservados
POWERED BY CHILLI CMS

    
Busca por palavra

IMAGENS 360º

  

 
Conheça a nossa galeria de imagens em 360º de algumas obras realizadas pelo atelier.
 


Veja Nossa Web Cam

  

 
Web Cam Ao Vivo

 


Enquete
Como você acha que o Brasil cuida de seu Patrimônio Histórico?

Muito bem
Bem
Pouco
Quase nada
Nada