VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 5
  


  

Pernambuco recebe estátua de David de Michelângelo. Existem apenas 5 no mundo
Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
17/01/2011 | 12h18 | Arte

A estátua de David de Michelângelo, produzida pelo estatuário Cervietti Franco & Cia, de Pietrasanta, na Toscana (Itália) está fazendo parte, a partir de agora, do acervo de arte de Pernambuco. Ela é uma das cinco réplicas existentes no mundo, única em toda a América Latina e foi adquirida pelo Instituto Ricardo Brennand (IRB), na Várzea.

A obra, que possui cinco metros de comprimento e sete toneladas, foi esculpida em mármore branco e possui todas as características da peça original, concluída em 1505. A estátua de David foi instalada em uma base de dois metros de altura localizada, nos jardins do IRB, substituindo uma outra obra presente nos roteiros de visitas do Instituto: O Pensador de Rodin que vai ocupar espaço na área interna da nova galeria, que deverá ser inaugurada em março, para acolher exposições nacionais, internacionais.

Das cinco réplicas de David de Michelângelo, criadas pela equipe do estatuário Cervietti Franco & Cia, a primeira se encontra no monumental cemitério de Los Angeles, nos Estados Unidos, a segunda na Austrália, a terceira e quarta respectivamente, no Museu  e Fundação de arte de Taiwan e a quinta cópia foi concluída em 2000 e teve como destino Curitiba e hoje se encontra em nosso Estado. Os trabalhos de montagem dessa escultura foram desenvolvidos durante este último mês de janeiro, pelo Atelier Artístico Sarasá (São Bernardo do Campo- SP). O transporte para o Recife exigiu técnica e dedicação de uma equipe especializada em instalações de obras de arte em museus nacionais.

Diz a lenda que Michelangelo Buonarronti (1475-1564), ao concluir a escultura de David em 8 de setembro de 1504, bateu com um cinzel na testa de sua criação e exclamou: Parla! A obra, uma das mais famosas esculturas deste artista renascentista, feita sob encomenda para a cidade de Florença (Itália), retrata com todo realismo anatômico o herói bíblico minutos antes de enfrentar o gigante Golias



      Atelier Sarasá e Lula Cardoso Ayres

Voltar