VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 5
  


  

Veja São Paulo - Natal 18/12/2001
EDITOR: Valéria França

NATAL

Um show de luzes e cores

Decorações grandiosas dão o
tom na
fachada dos shoppings

Valéria França

 
Fotos Mario Rodrigues
Iguatemi: 700 000 lâmpadas na frente e, no interior (abaixo), cidade cenográfica com apresentação de 37 Papais e Mamães Noéis

Ficou no passado o tempo em que o comércio esperava dezembro para colocar na fachada seus enfeites de Natal. Desde o início deste mês, os maiores shoppings da cidade já estão em clima de Noite Feliz. Um dos primeiros a inaugurar sua decoração foi o Iguatemi, que no último dia 6 abriu as portas com visual novo. Na parte externa, há agora 700.000 lâmpadas brancas e dois Papais Noéis de 8 metros de altura cada um. Dentro do prédio, logo no vão livre da entrada, construíram uma cidade cenográfica que nem de longe lembra um Natal brasileiro. No que parece um vilarejo europeu, com referências de diversos países, encontram-se o londrino Big Ben e um bistrô parisiense. Sua população é formada por bonecos de tamanho natural, que representam crianças e 37 Papais e Mamães Noéis. A cada meia hora, eles se movimentam durante catorze minutos ao som de músicas natalinas, cantadas por astros como Frank Sinatra e Tony Bennett. Os demais corredores ganharam ainda 77 pinheiros e sessenta estrelas.

 
O Light aposta em poucas interferências: realce nas linhas do prédio erguido em 1929

"Uma decoração bem-feita é essencial para alavancar o movimento dos shoppings nesta época do ano", diz Luiz Fernando Veiga, coordenador da Associação Brasileira de Shopping Centers em São Paulo. O Natal paulistano virou um grande evento, organizado com antecedência e com a ajuda de profissionais especializados. No Iguatemi, os preparativos começaram em janeiro, com a chegada do cenógrafo Juarez Fagundes. Há seis meses, o Higienópolis fechou com a decoradora Cecilia Dale, que enfeitou tudo com brinquedos antigos. Até quem não tem nada a ver com o assunto entrou no espírito. Depois de trabalhar na recuperação da Catedral da Sé, o Atelier Artístico Sarasá foi escolhido para transformar a vitrine da loja Kitchens, no Jardim Paulistano, com vitrais que contam a história do nascimento de Jesus (veja quadro).


Há decorações para todos os gostos. O Aricanduva comemora a data com os bonecos originais da Disneylândia. Desde o dia 9, o Mickey, a Minie, o Pateta e o Pato Donald recebem as crianças todos os dias, das 15 às 19 horas. Só quando os personagens saem chega o Papai Noel. Na iluminação foram gastos 2 milhões de lâmpadas e 200 refletores com luzes estroboscópicas. Mais tradicional, o Shopping Center Light usou luzinhas brancas apenas para realçar as linhas do magnífico prédio, erguido em 1929 na Praça Ramos de Azevedo.

 
Divulgação
Mario Rodrigues
No Aricanduva, personagens infantis recepcionam as crianças: bonecos da Disneylândia Árvore do SP Market: onça-pintada e outros animais ameaçados de extinção

Em alguns shoppings – mas só em alguns –, os clientes percebem na decoração que estão no Brasil. Quem vai ao SP Market, em Interlagos, encontra onça-pintada, mico-leão-preto e sapo-boi ao pé de um pinheiro de 10 metros de altura. "Aproveitamos a ocasião para falar dos bichos do Estado que estão em perigo de extinção", conta Maria Eugênia Srur, gerente de marketing do shopping. O Lar Center convidou trinta personalidades, entre elas o aventureiro Amyr Klink e a doceira Isabella Suplicy, para criar guirlandas que serão leiloadas no dia 19, às 19 horas. Toda a verba arrecadada será revertida a instituições de caridade. Os responsáveis pelo Natal do D&D tiveram uma idéia parecida. Chamaram gente conhecida, como a diretora de teatro Bia Lessa e a apresentadora Ana Maria Braga, para montar árvores, que serão vendidas com fim beneficente a partir do dia 21. "Às vezes, os shoppings partem para produções carnavalescas demais", diz a decoradora Esther Giobbi, que também participa da promoção do D&D. "O mais importante é não esquecer o espírito da festa."

 

Espetáculos à parte

Heudes Regis
Kitchens: painéis com a história do nascimento de Jesus

Além do circuito dos shopping centers, os paulistanos costumam aguardar com interesse algumas produções natalinas. Uma delas é a da loja Kitchens. Na esquina da Avenida Faria Lima com a Alameda Gabriel Monteiro da Silva, suas vitrines abrigam neste ano cinco painéis de cerca de 4 metros quadrados que imitam as janelas de uma igreja gótica. O trabalho, com desenhos que contam a história do nascimento de Jesus, foi feito pelo Atelier Artístico Sarasá, o mesmo que recuperou os vitrais da Catedral da Sé.

O BankBoston promete para sábado (23) a inauguração de uma árvore de 4 metros de altura em frente a seu prédio na Avenida Paulista. Nos fins de semana, haverá apresentações do coral Bacarelli, às 18 e às 19 horas. A poucos metros dali, a partir do dia 26, o Banco Real apresenta um pinheirão de 12 metros rodeado de quatro superpresentes com 2,5 metros de altura cada um. São, na verdade, cenários diferentes da vida do Papai e da Mamãe Noel. Estão previstas ainda performances diárias com grupos teatrais (das 15h às 22h), até 4 de janeiro.



      Atelier Sarasá executa vitrais para decoração Natalina
      Assista ao Making Off da decoração da Kitchens

Voltar