VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 32
  


  

Corda seca

  

Clique para ampliar a imagem     Através da técnica da corda seca, composições e desenhos são aplicados sobre placas de barro quadradas com o auxílio de moldes. Estas placas podem ser consideradas como o protótipo do azulejo europeu.

     A superfície de cada placa apresenta separadores destinados a impedir a mistura de várias cores - durante o processo de fusão na segunda cocção - que poderiam, desta forma, ser aplicadas diretamente sobre o barro cozido. Os separadores eram feitos com uma mistura de óxido de manganês e gordura, aplicados a pincel. Após a cozedura, se transformavam em traços negros de tom metálico - a corda seca.

Clique para ampliar a imagem     O processo da corda seca foi desenvolvido ao longo do século 15 por artífices mouriscos na cidade espanhola de Sevilha. Os azulejos produzidos por este método destinavam-se, essencialmente, ao revestimento de paredes, sendo usados, também, em frontarias de altares, pavimentos e tetos. Os motivos mais utilizados nesta técnica eram os mouriscos, através da aglomeração de formas geométricas.


Voltar