VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 8
  


  

Escultura - Técnicas

  

Entalhe - Esculturas em Madeira e Pedra

Clique para ampliar a imagem     O entalhe é um processo que requer tempo e esforço, já que o artista trabalha minuciosamente numa escultura, cortando ou extraindo o material supérfluo até obter a forma desejada. O material é sempre rígido e, com freqüência, pesado.

     A arte de esculpir em madeira utiliza poucas espécies de árvores, que são selecionadas em função da sua textura, da beleza do material proporcionado pelos veios e pela tonalidade da mClique para ampliar a imagematéria-prima. As madeiras comumente utilizadas são o cedro e o mogno, por serem fáceis de trabalhar e mais leves. O acabamento da obra é dado com tintas e vernizes preparados com resinas
químicas ou naturais.

     A escolha da ferramenta a ser utilizada no entalhamento depende do material sobre o qual se esculpirá. No caso da pedra, os primeiros cortes de desbastes são feitos com instrumentos muito afiados. Depois desta fase, o escultor continua a obra, talhando e esculpindo.
 
Clique para ampliar a imagem     Posteriormente, passa a usar ferramentas menos cortantes, como a goiva e a lima. O trabalho de acabamento é feito com uma lima suave. Por fim, o artista recorre a uma lixa, pedra-pome ou areia. Caso pretenda dar mais suavidade à obra, acrescenta-se uma pátina transparente, feita com azeite ou cera.


Voltar