VEJA NOSSAS OBRAS



Veja aqui nossas obras selecionadas
por Estados brasileiros

 


Login
Usuário ou Email

Senha




Cadastre-se!
   

Visitantes
  
Usuários Online:
Membros:
0
Anônimos: 8
  


  

 Método Indireto

Clique para ampliar a imagem     Este método tem dois sistemas de colocação: direto e inverso. Na colocação direta pode-se aplicar as pastilhas sobre um material que permita a inclusão das mesmas sem cola, como areia seca, argila mole ou massa plástica. As pastilhas vão se incrustando cuidadosamente nestes materiais até terminarem de cobrir a superfície determinada. Uma vez finalizada a colocação das pastilhas, elas devem ser umedecidas com cola hidrossolúvel e cobertas por um papel resistente, firmemente pressionado para que fique grudado às pequenas peças.

     Deixa-se o papel secar totalmente para depois levantá-lo, colocando-o de revés no local escolhido. O mosaico deve ser limpo com cuidado, removendo-se todos os vestígios do papel, e a peça já estará pronta para ser fixada com cimento.

Clique para ampliar a imagem     A colocação inversa só pode ser empregada para trabalhos com pastilhas de vidro, ou coloridas de ambos os lados. Para preparar um mosaico com este sistema, primeiro desenha-se o motivo sobre um papel. Depois, coloca-se o papel branco por cima de um papel de calço, mais grosso, que repetirá o desenho escolhido. Este papel de calço será lambuzado de cola hidrossolúvel e então começa o trabalho de distribuição das pastilhas. Uma vez coberta a superfície do papel, prepara-se a colocação do cimento.


Voltar