|      Os primeiros registros de vitrais datam dos sculos 10 e 11, provenientes do Oriente muulmano, onde a arte em vidro era empregada para embelezar templos religiosos e ricas residncias.       A fora artstica dos vitrais marcou o Ocidente durante a Idade Mdia, quando o vidro comeou a fazer parte de projetos arquitetnicos de igrejas e catedrais. Seu pice foi no perodo Gtico, que tem na Catedral de Notre Dame, em Paris, um dos melhores exemplos. Em catedrais europias, o objetivo do cristianismo era transmitir, atravs dos vitrais, a espiritualidade dos cristos, aumentando a imponncia do ambiente conforme a luz resplandecia nos vidros adornados com figuras de santos e elementos religiosos.       So estas caractersticas intrnsecas que fizeram do vitral um recurso muito apreciado em todo o mundo em perodos artsticos ligados ao sentido decorativo, como o Romantismo; a Art Nouveau, de 1900; e a Art Dec, dos anos 30. Mais recentemente, no retomar da convivncia criativa entre artistas plsticos e arquitetos das dcadas de 1950-60, os vitrais foram parceiros de algumas obras notveis.       O Ateli Saras herdou, de sua origem espanhola, as tcnicas de confeco de vitrais dos antigos mestres vitralistas, por meio das quais o vidro  pintado  mo, queimado em um forno com temperaturas acima de 600o C e, depois, emoldurado em suportes de chumbo.       As peas produzidas pelo ateli so mais que vidros coloridos, representam uma extenso da intensidade luminosa que penetra o edifcio, criando, por sua prpria expressividade, sentido grfico e desenho, traduzidos em formato de arte. |  |